ROCHEFORT
Nossa visita á Rochefort foi ao acaso, este aliás, muito feliz, pois descobrimos ali um mundo da vela antiga.Esta cidade e também La Rochelle ficam na região da "Charente Maritime".
Assim era Rochefort e a Cordoaria, nos antigos tempos...
Esta cidade era a sede da "Cordoaria Real", onde eram feitos todos os tipos de cabos e cordas para o reino e para a navegação, lá pelos idos do século XVI.
Prédio da Cordoaria Real, Rochefort
Nossa hospedagem em La Rochelle "furou" e a cidade estava lotada em função de um congresso do Partido Socialista. Resolvemos então tentar Rochefort, que também estava cheia, mas conseguimos um lugar ótimo.
Um estúdio, de frente adivinha para o que?! Para a marina Pública é claro! O Ricardo foi à loucura, ficou horas andando por tudo ali, curtindo os veleiros!
Vista do estúdio, Rochefort
À noite ainda fomos uma "Feira Regional", com show de rock! Ali nos permitimos tomar duas latinhas de cerveja cada um, a dois euros cada uma, na época 1 euro equivalia a $2,70! Para nós foi um luxo, curtir um show de rock em Rochefort, cercados de mil veleiros, o maior astral!
Vista do estúdio, Rochefort
Um veleiro de guerra famoso, construído aqui, nas vésperas da Revolução francesa, é o "Hermione", que combateu trazendo muitas vitórias para a França, contra os ingleses e corsários. Levou colonizadores para o Canadá e ajudou os americanos a defenderem Washington dos ataques ingleses.
Hermione, pintura atual mostrando como era
Em 1998 foi começou a ser construída uma réplica do "Hermione" que deve navegar em 2011! Visite o site:
Vimos uma "carreira gigante", também do séc. XVI, feita de pedra, em níveis, onde o navio entrava com a maré alta. Conforme a maré ia baixando, iam apoiando o barco, depois, na baixa-mar, fechavam a entrada e ficavam assim, com o barco no seco para fazer as manutenções, bárbaro!
Vista geral da carreira de pedras, Rochefort
Nesta parte, coberta de lona branca se encontra o canteiro de obras do Hermione
Detalhe da carreira, Rochefort
É claro que eles têm o museu super bem organizado, lá vimos maquetes das instalações do antigo estaleiro.
Maquete dos Estaleiros, Rochefort. À direita os poços de preparação dos mastros.
Maquete dos estaleiros, Rochefort. Ao centro, as carreiras de pedra.
Rochefort não se encontra a beira mar mas sim as margens do rio "La Charente", e a maré é muito grande. Os barcos só podem entrar e sair nos horários de maré, quando as pontes são abertas.
Veleiro entrando