ROCHEFORT

Nossa visita á Rochefort foi ao acaso, este aliás, muito feliz, pois descobrimos ali um mundo da vela antiga.Esta cidade e também La Rochelle ficam na região da "Charente Maritime".

Assim era Rochefort e a Cordoaria, nos antigos tempos...

Esta cidade era a sede da "Cordoaria Real", onde eram feitos todos os tipos de cabos e cordas para o reino e para a navegação, lá pelos idos do século XVI.

Prédio da Cordoaria Real, Rochefort

Nossa hospedagem em La Rochelle "furou" e a cidade estava lotada em função de um congresso do Partido Socialista. Resolvemos então tentar Rochefort, que também estava cheia, mas conseguimos um lugar ótimo.

Um estúdio, de frente adivinha para o que?! Para a marina Pública é claro! O Ricardo foi à loucura, ficou horas andando por tudo ali, curtindo os veleiros!

Vista do estúdio, Rochefort

À noite ainda fomos uma "Feira Regional", com show de rock! Ali nos permitimos tomar duas latinhas de cerveja cada um, a dois euros cada uma, na época 1 euro equivalia a $2,70! Para nós foi um luxo, curtir um show de rock em Rochefort, cercados de mil veleiros, o maior astral!

Vista do estúdio, Rochefort

Um veleiro de guerra famoso, construído aqui, nas vésperas da Revolução francesa, é o "Hermione", que combateu trazendo muitas vitórias para a França, contra os ingleses e corsários. Levou colonizadores para o Canadá e ajudou os americanos a defenderem Washington dos  ataques ingleses.

Hermione, pintura atual mostrando como era

Em 1998 foi começou a ser construída uma réplica do "Hermione" que deve navegar em 2011! Visite o site:

www.hermione.com

Vimos uma "carreira gigante", também do séc. XVI, feita de pedra, em níveis, onde o navio entrava com a maré alta. Conforme a maré ia baixando, iam apoiando o barco, depois, na baixa-mar, fechavam a entrada e ficavam assim, com o barco no seco para fazer as manutenções, bárbaro!

Vista geral da carreira de pedras, Rochefort

Nesta parte, coberta de lona branca se encontra o canteiro de obras do Hermione

Detalhe da carreira, Rochefort

É claro que eles têm o museu super bem organizado, lá vimos maquetes das instalações do antigo estaleiro.

Maquete dos Estaleiros, Rochefort. À direita os poços de preparação dos mastros.

 

Maquete dos estaleiros, Rochefort. Ao centro, as carreiras de pedra.

Rochefort não se encontra a beira mar mas sim as margens do rio "La Charente", e a maré é muito grande. Os barcos só podem entrar e sair nos horários de maré, quando as pontes são abertas.

Ponte rotativa abrindo

 

Veleiros esperando para entrar 

 

 

Veleiro entrando 

 

 



14/01/2010
0 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 6 autres membres