FILTRO PARA ABASTECIMENTO DE AGUA

Dessa vez dispus de uma ferramenta fantástica que é a internet para me ajudar nesta tarefa. Tudo começou porque usamos os reservatórios de água do TAO, que somam 600 litros, tanto para beber como para uso geral. Esses reservatórios são de inox divididos em 3 compartimentos, ligados entre si por mangueiras e registros. Normalmente usamos um compartimento e quando a água acaba, abrimos o outro, assim podemos fazer uma estimativa de tempo de uso. Cada vez que um reservatório fica vazio, fazemos a limpeza. E ultimamente temos notado que havia algumas partículas sólidas oriundas, com certeza, das fontes onde abastecíamos. Então decidi fazer um filtro que eu pudesse desmontar e limpar cada vez que o usasse. O Elson, nosso amigo que é engenheiro químico, já nos havia avisado que esses filtros  usados em casa ou em piscinas poderiam nos trazer danos a saúde pelo simples fato de não serem desmontáveis e principalmente por usarmos eventualmente, permitindo que o próprio filtro funcione como meio de cultura de bactérias. Nossa idéia não era ter um filtro anti-bactérias e sim que retesse partículas sólidas como folhas de árvores, etc. Para evitar contaminação, utilizamos uma proporção adequada de água sanitária. Dessa forma o filtro ficou bem mais simples: Usei um cano de PVC de 1 polegada por uns 80 cm de comprimento. Numa ponta fiz uma entrada para conectar a mangueira.

 

 

Internamente usei lã acrílica que a Marga tinha sobrando. Enfiei quase um novelo inteiro lá dentro.

 

Esta lã vai dentro do cano. No joelho da para ver a tela de inox. 

 

Depois coloquei uma telinha de inox, que pode ser de plástico, para fazer com que a lã fique dentro do cano. Na outra extremidade encaixei um joelho e um tampão que furei com uma broca fininha por onde a água sai com boa vazão.

 

 

Esse joelho entra certinho no bocal do reservatório do TAO e o filtro fica deitado no convés. Quando termino, como as peças não são coladas, desmonto totalmente e deixo a lã secando na luz bactericida do sol. Depois de tudo seco as partículas se desprendem facilmente da lã. Depois de examinar bem a lã, remonto e está pronto para outra!  

 

Filtro em funcionamento.

 



05/09/2012
1 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 6 autres membres