RECEITAS DE PÃES E MASSAS EM GERAL

PÃO INTEGRAL E VARIAÇÕES

 

Na foto temos a sugestão dada abaixo: rocambole doce, com doce de banana, banana em rodelas, mel e granola. Salgado: ricota, copa magra, pimenta de biquinho, cenoura ralada,sal, orégano e ezeite de oliva à gosto. E sobre os dois, o pão integral da massa restante.

 

INGREDIENTES: 01kg farinha de trigo integral, 02col. sopa de fermento biológico instantâneo, 01 pac. melhorador de farinha (opcional), 01col. sopa rasa de sal marinho, 3/4 copo de óleo,  água morna o quanto baste.

 

MODO DE FAZER: Misturar em um recipiente grande, a metade da farinha, o sal, os fermento e o melhorador. Acrescentar o óleo e a água aos poucos, até formar um mingau. Bater bem por alguns minutos e ir acrescentando o restante da farinha e amassando bem até formar uma massa homogênea. Colocar mais água se necessário para formar uma massa que desgrude das mãos. Sovar por alguns minutos, fazer uma bola e colocar o recipiente dentro de um saco plástico e escolher um lugar quente, de preferência no sol, deixando por 1h ou até dobrar de volume.

Enquanto aguarda, untar e enfarinhar as formas. Amassar novamente e dividir a massa em duas formas grandes ou duas formas médias e mais uma  de pizza. Deixar crescer novamente e assar em forno quente por +/- 30min.  

#Se optar por fazer a pizza, coloque a forma direto no forno ligando por 3min, deixando a massa crescer por 30min assando em seguida por +/- 15min. Deixe as formas com os pães sobre o fogão para aproveitarem o calor para crescer. Após retirar a pizza, levar os pães para assar. #

# Pode-se optar por fazer rocamboles, doces e/ou salgados, que são uma delícia e pode-se criar os recheios mais variados com o que se tem a bordo. Pode render 2 rocamboles e 1 pão. Doces: frutas, mel, geléias, chocolate; Salgados: queijos variados, frios e carnes variadas, legumes ralados, conservas... O que sua imaginação mandar!! Temos somente que ter cuidado com frutas e legumes com muito caldo ou suco, como laranjas e abobrinha italiana. Para resolver basta polvilhar o recheio, depois de espalhado sobre a massa aberta com aveia em flocos finos, e enrolar o rocambole, colocando em forma untada e enfarinhada. no forno levam em média40min.      

 

INGREDIENTES OPCIONAIS:

# Sementes de gergelim ou linhaça: 07 col. sopa.

# Passas de uva pretas ou brancas: 07 col. sopa.

# Nozes ou castanhas picadinhas: 07 col. sopa.

# Pode-se acrescentar outras farinhas como milho, centeio, arroz,  sempre usando a proporção de 1/3 do total.

# Também fica ótimo usar flocos variados como aveia, trigo, centeio, arroz, lentilha, etc. substituindo a farinha em 02 copos.

# ovos: 01 ou 02 un. Ou 50g de tofu (queijo de soja).

#Substituir a água por leite e o óleo por manteiga ou gee, somente diminuindo a quantidade para ½ copo.

Fazer pão é uma atividade maravilhosa e é muito bom criar e inventar novas combinações de ingredientes...

 

Panqueca Americana:

Ingredientes:

2 ovos, 5col. sopa de manteiga derretida ou 3col.sopa de óleo, 1col. chá de sal marinho, 1/3 xíc. açúcar, 2 xíc. de leite, 2 xíc. farinha de trigo integral, 1 xíc. farinha branca, , 1col. sopa rasa de fermento químico.

Modo de fazer:

Numa tigela, bater bem os 4 primeiros ingredientes. Aos poucos misturar as farinhas e o fermento. A massa deve ficar cremosa. Numa frigideira, de preferência Tefal, levemente untada, coloque uma concha média da massa e deixe no fogo de médio à baixo até que cresça e forma muitos furinhos na superfície. Com uma espátula vire a panqueca e deixe cozinhar mais um pouco. Repita a operação sucessivamente até terminar a massa.

Sirva com manteiga e mel ou qualquer outro recheio, doce ou salgado.

 

 

 

 



09/10/2009
1 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 6 autres membres