CHIMICHURRI
Conhecemos este tempero lá na Argentina e gostamos muito! Compramos tanto o seco, que vendem a granel nos supermercados, como o preparado, em vidro, que usamos em diversas preparações de carnes e até em saladas, como tempero.
Existem muitas versões para sua receita, porém independente do tipo de receita, indicamos algumas dicas que podem ajudar a fazer um bom chimichurri:
*Não utilizar azeite de oliva puro, mas mesclando com óleos de sabor neutro, como o de girassol ou milho, pois harmoniza o sabor do molho. Óleo de soja não é recomendado.
* Se a preparação vai ser consumida em um dia ou dois, pode-se utilizar ingredientes frescos como na receita de nº1, se for para guardar deve-se usar ingredientes desidratados, como na de nº2. - *A utilização de água morna para re-hidratar os ingredientes acentua os sabores.
* Utilize vinagre de qualidade, sempre de vinho branco, não de maçã.
* Devido à popularidade do molho, já existem no Brasil misturas prontas para prepará-lo, sendo fáceis de achar em supermercados e lojas gastronômicas. Como não existe um padrão, são diferentes umas das outras, acentuando-se a presença de um ou outro ingrediente. Escolha a de seu agrado, podendo incrementá-la ao seu gosto.
*Receita nº1:
Ingredientes: 02 dentes de alho amassados ¼ de maço de salsinha picado (sem os cabos) 10 g de orégano fresco picado 01 folha de louro picado ¼ de xícara (chá) de vinagre ½ colher (chá) de páprica picante ½ xícara (chá) de óleo de girassol,ou ¼ de azeite de oliva e ¼ de óleo de girassol.
- Em tigela, coloque todos os ingredientes, misture, cubra com filme plástico e leve à geladeira para descansar. O resultado será melhor após 3 dias de descanso. Sirva com carnes vermelhas no churrasco ou assadas no forno. Também fica bom com suínos e aves.
*Receita nº2:
Ingredientes: 10 g de alho e cebola desidratados 10 g de salsinha desidratada 10 g de pimentão desidratado 10 g de orégano desidratado 10 g de louro 10 g de cebolinha desidratada 10 g de pimenta calabresa desidratada ou outras pimentas a gosto
-Esta mistura pode-se guardar num vidro bem fechado e utilizar em molhos variados como de tomates para massas e pizzas, de legumes, carnes e até peixes como na moqueca que fica muito bom.
-Para guardar no refrigerador por alguns dias: misturar com 300 ml de vinagre de vinho branco e 600 ml de azeite de oliva.