SÃO FRANCISCO DO SUL - SANTOS

Depois de nos despedirmos do Elson seguimos nossa viagem a Santos, uma navegada de mais de cento e oitenta milhas. O vento começou meio fraco, mas depois foi ficando bom. Precisávamos manter uma média de seis nós para chegarmos de dia. A noite teve muito pouco tráfego, apenas uma embarcação que passou pela nossa frente. Tentei ligar o radar mas, por uma falha de um fusível, não quis ligar. O negócio era ficar esperto nas manobras da tal embarcação. Ao amanhecer comecei a ver alguns veleiros em nossa volta! Imaginei que seria o Crucero De La Amistad! E era mesmo, pois começamos a copiá-los pelo VHF. Rumavam para Ilhabela. Um tempo depois passamos bem perto do veleiro Riacho Doce, de Porto Alegre, um dos três veleiros gaúchos participantes. Vínhamos no mesmo bordo com vento de alheta amurados a boreste. Logo depois ao cruzar pela nossa proa e ler o nome do TAO, passou um rádio chamando-nos e perguntando se nós seríamos de Porto Alegre, pois reconhecera nosso barco. Confirmei e disse que também me lembrava do barco dele, apesar de não nos conhecermos pessoalmente! Combinamos de tomar uma cerveja em Ilhabela. Amizades no mar geralmente perduram...

Demos um jaibe e rumamos para a baía de Santos. Chegamos às dezessete horas, média de seis nós, com uma chuvinha fina e muitas nuvens atrás de nós! Fizemos contato com o Iate Clube de Santos pedindo permissão para atracar, o que foi concedido. Nossa idéia era fazer um pernoite e seguir viagem à Ilhabela no dia seguinte. Já instalados acessamos a previsão de tempo e não estaria muito bom, pois apesar de não ter ventos fortes, as ondas seriam bem grandes, com aviso da marinha de ressaca nessa área. Mesmo assim tentamos. Acordamos bem cedo e às sete e meia estávamos rumando para fora da baía. Ao sair da proteção do morro de Guarujá, começamos a receber o vento e as grandes ondas na cara, impedindo que, mesmo com o motor, tivéssemos um rendimento satisfatório. Decidimos voltar e esperar uma melhor condição de tempo.

Negociamos com o clube para ficar até quarta feira de manhã, saindo com bom tempo apesar de pouco vento e ondas bem menores. Ficou ótimo pois ainda veremos o jogo de estréia do Brasil!    



15/06/2010
4 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 6 autres membres