RIO GRANDE - FLORIPA - ABRIL /2012

Primeira etapa cumprida!

Depois de esperar vários dias em RG uma frente confortável, pegamos a pior delas e do TAO tb!!! Nossa saída foi em 21 de abril de 2012. As primeiras previsões eram bem ruins, mas foram evoluindo favoravelmente para um vento sul de 15 a 20 knots. Então decidimos não perder mais  tempo! Conosco também subiram mais 3 veleiros, o Chez Moi, o Jamaluce e um Halberg Rassy da Noruega, o Necessity. Nossa tripulação era eu, a Marga, o Geraldo Rosa e o Luis Fernando Pinhatti, todos amigos de Tapes. Nós fomos o último barco a sair, na segunda às 6:30 da manhã, O Norueguês saiu na tarde do dia anterior, o Jamaluce foi ancorar na barra para sair assim que o vento sul chegasse, e o Chez Moi saiu a meia noite de domingo para segunda. As últimas boas previsões não se confirmaram. A baixa pressão que iria se afastar para o oceano permaneceu mais perto da costa que se traduziu num vento de sul muito forte.

A navegada foi difícil nas 1ªs 24 horas, pois pegamos o início da frente logo depois de sair de RG. Para terem uma idéia velejamos com a mestra na 2ª forra e trinqueta na proa e fazíamos entre 9 e 10 nós com ventos de uns 40 nós! Antes de anoitecer baixamos a mestra e continuávamos fazendo mais de 7 nós só com a trinqueta. O barco foi muito bem, arrancando elogios da tripulação. A Marga ficou um pouco assustada com a tarefa de fazer quarto de hora à noite, pois não dava para ver as ondas que chegaram a mais de 4 metros, tranquilamente! Elas passavam muito além da altura da targa e vinham quebrando fazendo um som assustador... O piloto não conseguiu levar nestas condições e o Geraldo me surpreendeu positivamente no leme do TAO. Durante o dia a Marga compensou seus quartos de hora alimentando e dando o merecido descanso à tripulação. Já o segundo dia foi bem melhor, as ondas baixaram e o piloto já podia tocar sozinho.

Fizemos o percurso em 52 horas.

Agora estamos no Iate Clube Veleiros da Ilha e está chovendo. Vamos esperar essa chuva passar para ir a Itajaí.

Obviamente não temos nenhuma foto para postar...

05/07/2012

A découvrir aussi

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour