PÃO INTEGRAL

PÃO INTEGRAL

 

INGREDIENTES: 01kg farinha de trigo integral, 01col. sopa de fermento biológico instantâneo, 01 pac. melhorador de farinha (opcional), 01col. sopa rasa de sal marinho, 3/4 copo de óleo,  água morna o quanto baste.

 

MODO DE FAZER: Misturar em um recipiente grande, a metade da farinha, o sal, os fermento e o melhorador. Acrescentar o óleo e a água aos poucos, até formar um mingau. Bater bem por alguns minutos e ir acrescentando o restante da farinha e amassando bem até formar uma massa homogênea. Colocar mais água se necessário para formar uma massa que desgrude das mãos. Sovar por alguns minutos, fazer uma bola e colocar o recipiente dentro de um saco plástico e escolher um lugar quente, de preferência no sol, deixando por 1h ou até dobrar de volume.

Enquanto aguarda, untar e enfarinhar as formas. Amassar novamente e dividir a massa em duas formas grandes ou duas formas médias e mais uma  de pizza. Deixar crescer novamente e assar em forno quente por +/- 30min.  

#Se optar por fazer a pizza, coloque a forma direto no forno ligando por 3min, deixando a massa crescer por 30min assando em seguida por +/- 15min. Deixe as formas com os pães sobre o fogão para aproveitarem o calor para crescer. Após retirar a pizza, levar os pães para assar. #

 

INGREDIENTES OPCIONAIS:

# Sementes de gergelim ou linhaça: 07 col. sopa.

# Passas de uva pretas ou brancas: 07 col. sopa.

# Nozes ou castanhas picadinhas: 07 col. sopa.

# Pode-se acrescentar outras farinhas como milho, centeio, arroz,  sempre usando a proporção de 1/3 do total.

# Também fica ótimo usar flocos variados como aveia, trigo, centeio, arroz, lentilha, etc. substituindo a farinha em 02 copos.

# ovos: 01 ou 02 un.

#Substituir a água por leite e o óleo por manteiga ou gee, somente diminuindo a quantidade para ½ copo.

Fazer pão é uma atividade maravilhosa e é muito bom criar e inventar novas combinações de ingredientes...

 

   



14/01/2010
1 Poster un commentaire

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 6 autres membres