ABROLHOS E NOVA VIÇOSA / CARAVELAS

Logo na primeira semana de nossa estada em Caravelas, fomos convidados para conhecer Abrolhos com o Maurício, no catamaran da sua empresa de turismo Sanuk.

 

O Catamaran SANUK.

 

Chegando...

 

... em Abrolhos...

 

Levamos umas quatro horas de viagem, à vela e motor. Lá fomos a conhecer a Ilha Sta. Bárbara, a maior e única sob jurisdição da marinha brasileira. A corporação atenciosa nos levou até o farol. De lá de cima a vista é deslumbrante!

 

 

"O" visual!!!

 

No crepúsculo, o farol já aceso.

 

Mergulhamos em vários lugares, de snorkel, mas alguns dos turistas fizeram mergulho de cilindro até a noite! O grupo do Maurício é muito profissional, seguindo todo o protocolo necessário para estes tipos de evento. No dia seguinte fomos conhecer a ilha ----- com uma guia estudante de biologia, gaúcha, que está fazendo estágio lá. Ficamos muito perto dos casais e filhotes de Atobás, muito legal!!    

 

 

Nós e eles...

 

Da para resistir a essa carinha??!!    

    

Dias depois também fomos convidados pelo Luiz Pavão, um amigo do Jan do veleiro Jamaluce, que tem uma bela propriedade em Nova Viçosa. Desta vez fomos com o TAO pelos mangues, canais e rios numa bela velejada de umas vinte milhas, guiados pelo Luiz e seu amigo Fraga no veleiro Uhuru, um Cal 9.2 muito bem conservado!

 

 

O veleiro UHURU. Com o Luiz Pavão em pé e seu amigo Fraga ao fundo.

 

 

Uhuru, com o Luiz curtindo o visual no púlpito de proa!

 

Para chegar até lá por esse caminho é preciso conhecer muito bem as variações de maré, que tem mais de dois metros de amplitude, para podermos tirar o máximo proveito dela em toda a navegada!

A seguir, fotos do passeio:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A saída para o mar, já chegando em Nova Viçosa.

 

 

Entardecer...

 

...a lua cheia nascendo...

 

Nova Viçosa em uma pequena e pacata cidade. Nos finais de semana fica cheio de turistas por causa das praias e de seus restaurantes, um colado no outro! Ficamos ancorados em frente a casa de Luiz por uma semana.  

 

 

 

 A linda casa do Luiz, em Nova Viçosa.

 

 Tirando os Maruins, pequenas mosquinhas do mangue, muito confundidas com mosquitos que infernizaram nossas noites, foi muito legal! O Luiz pretende criar um local de parada para veleiros que estejam passando por aqui. Sua idéia é altruísta, cedendo sua estrutura gratuitamente, inclusive com espaço no seco para manutenção! Ficamos muito felizes, pois é cada vez mais difícil vermos pessoas que amam a vela a este ponto! A única coisa que torna isso um pouco difícil é a barra de Nova Viçosa, com bancos de areia que mudam de posição cada ano. É preciso conhecer o mar, a diferença da cor e as ondas para entrar com segurança, como faz o veleiro Jamaluce todos os anos! Não é impossível!! Na verdade só assim é que vamos conhecendo lugares diferentes, bucólicos e belos dessa nossa costa. É bom um pouco de ousadia na vida...

Os dias foram passando, os ventos mudando, e nós agora não conseguimos mais seguir para o norte por causa do vento nordeste, característico desta época. Precisamos de uma boa frente fria, que chegue até aqui para pegarmos carona, enquanto isso vamos curtindo o sul da Bahia...    

 

 

 

Vista do trapiche da casa do Murício, em Caravelas. 

O porto seguro onde estamos com o TAO entre ótimos amigos .    

 

 

 

           



04/01/2013

A découvrir aussi


Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour

Rejoignez les 6 autres membres